Aulinha de dinamarquês express

Então gente, empolguei nos posts anteriores e acabei escrevendo umas coisas em dinamarquês sem colocar a tradução (derr) daí resolvi contar pra vocês o que significa e dar uma noção de como essa língua é...sem noção mesmo.
A primeira coisa que escrevi foi:
Hej! Jeg hedder Luiza, hvar hedder du?
Dá para adivinha o que é né?
Oi! Eu me chamo Luiza, como você se chama?
O que não dá pra imaginar mesmo é como se diz isso!!
Vou colocar bem aportuguesado hahahah:
Rai! Lhai rela Luiza, vel rela du? (fale rela e vel com a ponta da língua atrás dos dentes de baixo se tira-la de lá enquato fala "heeeela")
Conseguiu?
A segunda coisa que escrevi foi:
Hvordan har du det? Jaaaa, tak
Você está bem. Siiiim, obrigada
A pronúncia é desse é bem mais simples
Vodan rá du dê? Iááá, tak
Ok, fim da aula, e não se preocupem porque das próximas vezes eu falo o que significa hahahha

Respondendo a perguntitas e a comentários:
Sim, eu fico cansada de falar o dia todo outra língua, minha cabeça só falta estourar no fim do dia. No meu caso é ainda pior porque além de falar sempre inglês eu estou aprendendo o dinamarquês e eu ajudo meus colegas com o espanhol do colégio e converso em espanhol (portunhol desgraçado isso sim) com a venezuelana da minha sala de danske. As vezes quando não estou afim de pensar só balanço a cabeça.
Mathias, loirinho do Rotary e Jacob...Onde estão? O loirinho eu não sei e acho que nunca mais vou vê-lo, aquele dia no Rotary ele foi visitar acho e eu ando fugindo das reuniões por um tempo hahahahah. Jacob e Mathias não estou vendo porque estou matando aulas no Oure para ter o curso de danske. O Jacob não estou nem ai, a cabeça dele tem um formato muito estranho hahahahah, coitado, ele é muito legal. Mas o Mathias....aiai, pois é, sinto falta de vê-lo hahahahah Mas sexta vou para escola.
Eu sei que eu escrevo freneticamente, mas tentem entender, é a única hora que tenho contato com meu bom e velho português e é tanta coisa para contar e a vontade de responder vocês é tanta que não consigo ficar muito tempo sem vir aqui!! Hahahahah Mas não se preocupem! Domingo vou para o Introcamp do Rotary e só volto no outro domingo, então vocês vão poder descansar das minhas bobísses. E quem não pode vir aqui todo dia ou não pode comentar, não tem problema algum! Leia e comente quando quiser! Só peço que sei lá, uma vez ao mês vocês venham aqui e falem: tô lendo! Só pra eu sentir que tem mais gente nessa aventura comigo :)
Debs amiga, amo seus comentários e vídeos, você é meu remedinho anti-depressivo!

Minha vida? Ah você sabe, bike(e dores bem especiais que a mesma me traz), americano chato, vômitos dinamarqueses, comida boa. Nada de espetacular. Só ontem que aconteceram umas coisinhas diferentes. Assim que terminei de escrever pro blog Birgitte veio me chamar para ir visitar um vizinho porque era aniversário dele. Cheguei lá e o cara disse: "Que bom te ver de novo!" Ok, quem é você mesmo? Anyaway, fomos para o jardim enorme, bem pertinho da praia e lá nos esperavam um bolo de frutas vermelhas com chantilly e tacinhas borbulhantes de champagne. Eu não sou de beber, muito menos no meio de uma tarde de terça feira, mas gosto de champagne e estava tudo tão perfeito que não ia quebrar o clima de filme europeu. Esse lugar me fascina, os campos, as frutinhas, o mar, as paisagens planas, a brisa...a todo momento me sinto em um romance sem fim, lindo lindo lindo.
Quando cheguei em casa liguei o pc e tinha uma mensagem do Daniel da minha sala no facebook, não o Daniel da ventania, outro (o que eu já falei dele pra você debs, lembra??hahahaha). Ele dizia "Luiza! O que aconteceu? Sentimos sua falta ontem e hoje!" Gente, juro que achei que o pessoal do Oure não estava nem ai pra mim, que eles nem tinham notado que eu estava faltando. Ele estava online, começamos a conversar e ele me pediu meu telefone pra me chamar pra umas festinhas do Oure. Primeira vez que passo meu telefona na Dinamarca! Sem ser pros meus familiares e pessoal do Rotary, claro.
E agora fotos...

A americana e o canadense do meu curso de danske, umas gracinhas, eles também são do Rotary.

Minha bike e a vista de todo dia =)

O gatinho do curso, a venezuelana e a chinesa, adoro.



Então é só pessoal. Esse post ficou uma droga.
Como diz o querido Luciano ( http://lucianodesalua.blogspot.com/), bom fuso horário pra vocês!