O que fazer em São Luis do Maranhão?

Palácio dos Leões
Essa foi a pergunta que eu fiz ao Google insistentemente nas últimas semanas antes de viajar e sempre recebia as mesmas respostas genéricas.

Também recebi respostas desanimadoras de pessoas que já conheceram a cidade, e essas respostas sempre vinham acompanhada da pergunta: mas você não vai conhecer os Lençóis Maranhenses?

Não, eu não iria. Eu já conheço os Lençóis e dessa vez realmente estava querendo dar uma chance à capital maranhense, já que quando passei por lá, quando fui à Barreirinhas (cidade base para os Lençóis) em 2011, eu fiquei um pouco desanimada com o estado da cidade de São Luís.

E partindo do princípio que todo lugar tem sua beleza, eu realmente queria conhecer o lugar.

Passamos três dias em São Luís do Maranhão, mas o primeiro dia foi quase todo destinado à uma visita técnica que fomos fazer, então de passeios mesmo tivemos apenas dois dias, e foi isso que fizemos:

1. Banho de história no Centro Histórico de São Luís

Essa foi a única dica unânime em todos os sites de viagem que pesquisei: Vá ao centro histórico de São Luis! Esse lugar já foi muito perigosos e mal cuidado, mas está havendo uma revitalização da região e é realmente muito agradável passar o dia por la.

Lá você irá visitar a Casa do Maranhão, o Museu do Reggae, Casa das Tulhas, Casa da Festa, Casa do Tambor Crioula e Palácio dos Leões. Todos os passeios imperdíveis da cidade.

Ainda, se você tiver por lá em um domingo, aproveite para curtir a feirinha do centro histórico. Muito artesanato e cultura vão deixar o seu dia ainda mais cheio de alegria.


2. Pôr do Sol no Espigão Costeiro da Ponta d'Areia

Se você é como eu e acha que pôr do sol é uma atração a parte em qualquer lugar do mundo, precisa incluir esse programa na sua viagem para São Luis.

O Espigão é uma espécie de pier, onde tem várias barraquinhas de comida, brinquedos para criança, pessoas tocando música e, o principal, um pôr do sol de tirar o fôlego.

É uma delícia curtir o movimento da cidade, acompanhado de um açaí de verdade vendo aquele verdadeiro show que a natureza reserva pra gente todos os dias.

Reserve esse programa para um fim da tarde e assista a cidade de São Luis se despedindo de mais um dia.

3. Raposa e as Fronhas Maranhenses

Quando eu ouvi "Fronhas Maranhenses" eu achei que era um trocadinho bem do ruim que já é típico do meu pai fazer, mas fiquei bem surpresa que esses "mini lençóis" realmente existem e que esse é o nome real do lugar.

O passeio para as Fronhas sai de manhã cedo da cidade de Raposa, a apenas 40 minutos da cidade de são Luís. A estrada é praticamente uma linha reta. Você precisa entrar em um contato com um barqueiro que te levará até as dunas e depois te trará de volta e existem muitas pessoas que oferecem esse serviço.

Infelizmente nós nos atrasamos muito para ir ao município, e depois de uma certa hora a mare fica tão baixa que os barcos não conseguem mais chegar.  A gente estava se achando muito poderoso, podendo chegar a hora que quisesse, mas a hora não era nossa, e sim, da maré, e essa a gente tinha que respeitar. Esse passeio vai ficar para outra oportunidade.

Mas, mesmo assim, o nosso dia não estava perdido, muito pelo contrário. Descobrimos que Raposa é uma cidadezinha extremamente agradável, com uma praia muito gostosa de água tranquila e quente.

Passamos o dia todinho no Restaurante Pôr do Sol à beira mar, comendo um peixinho e tomando aquela cervejinha gelada e dando uns mergulhos de vez em quando, tem coisa melhor?

De qualquer maneira, as Fronhas podem ser uma alternativa interessante para quem não tem o tempo ou o dinheiro para visitar os Lençóis.
O "peixinho" que comemos

4. Corrida na Avenida Litorânea


Aprendi recentemente que gosto muito de encaixar uma corridinha nas cidades que conheço.

Eu escolho uma rua ou avenida importante e saio para correr e experimentar a cidade de um jeito diferente. Esse hábito tem me rendido bons momentos e em São Luis não foi diferente.

A Avenida Litorânea é um lugar super agitado, frequentado por todo tipo de pessoa. Nos 6 km de avenida nós vimos uma roda de capoeira, uma turma lutando judô, muitos barzinhos animados tocando todo tipo de música, e tudo isso com a vista e o barulho do mar.

Para finalizar o exercício, ainda tomamos uma água de coco super gelada e SUPER barata, eu amei.

Essa dica é válida pra que não corre também, uma caminhada de leve já faz o truque e te leva a experienciar coisa que de carro não seria possível.

5. E claro, comer, comer, comer!

Ah meu assunto favorito! Comer!

E se tem uma coisa que nordestino sabe fazer é comida.

A comida do Maranhão é bem voltada para o que o mar oferece, também usa-se muitos ingredientes nordestinos que a gente conhece bem, como manteiga de garrafa, dendê, carne seca, cuscuz, queijo coalho...ai que fome!
Filé de carne de sol, baião de dois, maxixe, quiabo...hmmm
Mas por estar tão próxima da região Norte, a culinária maranhense acaba tendo uma identidade bem específica e deliciosa.

A maior surpresa, pra mim, foi o arroz de cuxá. MEUS AMIGOS, o que é o arroz de cuxá!!
Me lembrou um pouquinho o arroz paraense, mas no lugar do jambu é usada folha de vinagreira que não treme igual o jambu, mas tem um gosto até similar. Além disso os camarões do cuxá são pequenininhos, mais para temperar do que para fazer parte do prato como o arroz paraense.

Nós fomos em dois restaurantes bem famosos para comer comidas típicas, o Armazém do Chefe e a Cabana do Sol. Na verdade, fomos duas vezes na Cabana do Sol comer o filé de carne de sol que é ABSURDO de tão maravilhoso.

Amor manhaense, arroz de cuxá
Bônus: Guaraná Jesus
Além das delícias da culinária, o maranhão tem uma bebida, no mínimo, curiosa. O famoso (e lindo) Guaraná Jesus.

Gostando ou não, ir no Maranhão e não provar esse refrigerante é não ir no Maranhão. Eu particularmente não gostei, eu não gosto de refrigerante no geral e esse tem o sabor de tuti fruti, não é um sabor que sou muito fã, mas vale a pena provar, nem que seja por curiosidade ou para tirar uma foto bonitinha.


A viagem para São Luis foi realmente surpreendente e provou, mais uma vez, que a experiência de cada um em um lugar é única e que toda cidade tem a sua própria beleza e importância.

E aí? O que acharam das minhas dicas? Deu vontade de conhecer? Deixei pra trás alguma dica importante? Me conta no meu instagram @lugaresquenuncasonhei que na próxima vez que eu estiver por lá (e eu vou voltar) eu vou ter que testar!