Como montar um roteiro de viagem que é a sua cara


Olá meusamô! Mais uma semana chegando ao fim (ou seria começando?), o que significa que está na hora de falar sobre mais um passo de como eu planejo as minhas viagens.

Essa é a hora que a viagem toma forma real. Já escolhemos o destino, já decidimos quanto vamos gastar e até já temos as passagens, agora é hora de colocar a mão na massa e decidir o que de fato vamos fazer na nossa viagem.

Algumas pessoas não sentem necessidade de fazer um roteiro de viagem, gostam de viajar sem roteiro, sem rumo, deixar a vida levar para onde achar melhor, mas eu confesso que gosto muito de ter um roteiro definido e acho importante para o meu estilo de viagem.

Primeiramente, eu sou CLT não é, mores? Não dá pra simplesmente deixar a vida me levar porque eu tenho dias muito bem definidos de férias e eu gosto de aproveitar ao máximo o pouco de tempo que tenho. Então o roteiro de viagem é uma baita ferramenta para ver tudo que quero no curto tempo que tenho.

Outro ponto que acho importante, ter um roteiro bem planejado traz uma certa segurança a mais para a viagem. Munida de informações e conhecimento, eu evito ser passada para trás e aprendo o que posso ou não posso fazer antes mesmo de viajar.

Além disso, tudo que é planejado é mais fácil de economizar, e nós gostamos de economia, não é mesmo?

Mas quer saber o verdadeiro motivo pelo qual eu SEMPRE elaboro roteiros para minhas viagens? Por que eu realmente AMO planejar roteiros, simples assim.

Você sabe qual é a sensação de realizar um sonho? Sabe o que é imaginar algo, ver fotos, planejar detalhes,  criar histórias na sua cabeça e, no final, ver aquilo se tornando realidade diante dos seus olhos? É isso que montar um roteiro de viagem faz por mim. Pode parecer um pouco exagerado para algumas pessoas, mas criar um roteiro é realizar meus sonhos mais loucos.

A viagem começa ali, na minha planilhinha de excel. É ali que eu começo a desenhar essa viagem, onde minha mente pisciana dá voltas por mundos nunca antes vistos. A viagem real é, na verdade, uma continuação linda da viagem imaginária que eu comecei meses antes.

Então, por onde começar?
Deserto do Atacama

1. Pesquise (sim, de novo)

Não adianta, pra montar seu roteiro de viagem você precisa pesquisar. Pela milésima vez nessa série de posts, eu vou dizer: PESQUISE.

Blogs de viagem, Instagrans, dicas de amigos, grupos de facebook, tudo é fonte de inspiração e de informação

Eu particularmente gosto muito de usar guias de papel. Esses guias são muito mais completos que qualquer roteiro que encontramos na internet. Relatos da internet, muitas vezes, é a visão editada da experiência de alguém, e o guia te dá todas as opções do lugar para que você monte sua própria experiência. Faz toda diferença nas minhas viagens.

2. Seja fiel ao viajante que habita em você

Por exemplo, o que tem para fazer em Paris? Belos monumentos, cafés, compras, museus. Mas e se você for uma pessoa que ama natureza e decidir pesquisar possíveis trilhas ou cachoeiras perto da capital francesa? Será que vou encontrar algo interessante?

Ou quem sabe você é apaixonado por cinema e quer ir ao cinema mais antigo da cidade, já pensou nisso?

Não é só porque um lugar é conhecido por isso ou por aquilo que você deve fazer só isso ou aquilo. Você pode procurar as coisas que ama em qualquer lugar do mundo. Você vai acabar encontrando verdadeiras joias escondidas e o roteiro vai ficar ainda mais com a sua cara!
Uyuni

3. Use e abuse do Google Maps

Outra dica legal é simplesmente abrir o mapa do seu destino no Google Maps e viajar na maionese. Dê uma boa olhada para o lugar. O que é perto do quê? Aquela atração incrível tem um restaurante interessante do lado, olha só! E essa cidade vizinha? O que será que tem por lá?

Aproveite os arredores e não se limite aos lugares famosos, as vezes você deixa passar algo incrível que está bem próximo dos lugares que você já pensava em ir.

4. Respeite cada lugar e o tempo necessário para visitá-lo

Responda com sinceridade: o que você prefere, visitar um milhão de lugares superficialmente para tirar fotos e falar que foi, ou de fato conhecer o lugar e ter uma experiência mais profunda?

Se sua escolha foi a primeira opção, não se preocupe, cada um tem seu estilo de viagem, mas a dica aqui é para quem escolheu a segunda opção.

Se eu me desloquei para ir até um lugar, eu quero aproveitar esse lugar até o fim. Quero ser capaz de dizer que eu, de fato, conheço aquele destino, e não apenas que eu já fui lá, então eu tomo meu tempo para descobrir o que pode ser feito naquele local e extrair o máximo, respeitando os dias necessários para cada lugar.

A partir daí eu separo os dias necessários no meu roteiro para fazer cada coisa.

5. Planeje o tempo e meio para transporte

Caso esteja planejando visitar mais de uma cidade ou país em um mesmo roteiro, o tempo e o meio de deslocamento deve ser levado em consideração nesse momento.

Dependendo do meio escolhido, trem, ônibus, avião, carro alugado, etc, você terá grandes impactos de tempo, dinheiro e até segurança no seu roteiro, então isso deve ser levado em consideração com antecedência, principalmente se você estiver indo para um lugar com menos infraestrutura para turismo.

Agora quer uma SUPER DICA? Então atenção para o verdadeiro pulo triplo mortal do gato. Existe um site maravilhoso, feito por pessoas que merecem o melhor nessa vida, chamado Rome2rio que você simplesmente coloca de onde para onde quer ir e ele te informa os meios disponíveis de transporte e o tempo para o deslocamento. Sério, é muito maravilhoso. De nada!

6. Seja flexível e respeite seus momentos de descanso

Planejar um roteiro de viagem é muito importante pelos motivos que eu já falei no início do post, mas igualmente importante é deixar espaço para descanso e, principalmente, para que as coisas saiam do planejado.

"É O QUE?"

Sim, descontrole controlado também faz parte.

Pode ser que você simplesmente se canse, e não queira fazer aquele passeio que estava programado para hoje. As vezes você prefere encontrar um parque desconhecido e fazer um piquenique, e tá tudo bem.

Essa é a beleza de planejar uma viagem independente, é você ser livre para fazer o que quiser, mesmo que você mesmo tenha decidido o roteiro inicial.

Entenda que um roteiro de viagem deve ser feito para te ajudar, e não para te prender ou te limitar.

Você pode se cansar, pode querer mudar tudo, e isso que é lindo!

O seu roteiro de vigem é feito por você, justamente para que você seja o mais livre e autêntico na sua viagem possível.
África do Sul


Bônus para quem está viajando acompanhado:

Respeito a(s) sua(s) companhia(s). Todos temos sonhos e vontades, e o estilo de viagem de cada um é diferente, então seu roteiro deverá levar em consideração outras pessoas.

Uma coisa que eu sempre faço, é definir uma coisa que eu não abro mão de ver ou fazer na viagem e peço que meus companheiros façam o mesmo. Uma vez definidas as coisas que não podem ser deixadas de lado, todo mundo se compromete a fazer um esforço para que aquilo aconteça. O resto do roteiro, por sua vez, poderá ser flexível e mutável, assim, ninguém sai chateado e todos viajam sabendo o que pode, ou não, ser deixado de lado caso algo não saia como planejado.

Então, animados? Eu estou MUITO! Minha viagem está quase aí, e eu não vejo a hora de realizar o roteiro maravilhoso que montei para o próximo mochilão. Vem comigo?