Como escolho meus destinos de viagem?


Oi oi meusamô! Prontos para começar mais essa viagem comigo? Porque eu já estou que não me aguento!

Se você caiu de paraquedas nesse post, dá uma olhadinha no post anterior, onde explico o passo a passo que uso para planejar uma viagem, e depois volta aqui que já estamos colocando a mão na massa!

Só lembrando que esse passo pode ser o primeiro o não, dependendo de fatores pessoais. A ordem não é imutável (peloamordedeus). Se você tem poucos dias de férias, o principal é definir quanto tempo você vai ter disponível e decidir seu destino a partir daí. Se tem o dinheiro contadinho, isso também vai fazer muita diferença na hora de escolher o seu destino. Mas nesse post vamos tratar exclusivamente da parte de escolher um destino, de vontades, sonhos, devaneios, inspirações, bem pisciano, do jeitinho que eu gosto.

Se você tem dentro de você um bichinho da viagem bem alimentado, como eu, sabe que as vezes é difícil escolher para onde ir, afinal, você simplesmente quer ir para TODOS os lugares do mundo. Além disso, pode parecer que todo mundo está indo para os mesmos lugares e você simplesmente não tá muito afim daquele lugar, mas acaba indo porque todo mundo está indo.

Vocês perceberam o boom da África do Sul recentemente? E geral indo pra Tailândia há alguns anos atrás? E Paris que é o sonho de todos os seres humanos? Não estou falando que esse lugares não são incríveis, são demais e eu amei todos, mas as vezes as gente acaba indo na onda da maioria e não para para pensar: "que tipo de viajante sou eu?" ou "qual o meu tipo de viagem ideal?", ou ainda, "qual o MEU sonho de destino?".

Você é dono da sua vida, meuamô, e tem que ser dono do seu destino de viagem também! Então vem aqui que eu te conto como eu faço para escolher destinos com a minha cara, e quem sabe, assim, você também encontra o seu?
Wadi Rum na Jordânia

Pelo preço:

Mochileira pobre né, mores? Aqui eu não tenho muita escapatória, quanto mais barato o destino, melhor. Espero chegar em um ponto da minha vida que isso não vai ser fator determinante nas minhas viagens, mas enquanto estou aqui na labuta, escolho os meus destinos pelo preço, sim!

Sudeste asiático, América do Sul, alguns países da África, são bem mais baratos que os países da Europa, Oceania, por exemplo. Os países caros vão ter que ficar para depois, não é mesmo?

Pelo estilo de turismo:

Sabe aquela galera apaixonada por museus? Não sou dessa galera. E a galera dos grandes monumentos? Meh, nem tanto. Agora, a galera do turismo da natureza? ME CHAMA!

Cada um é de um jeito, cada um gosta de uma coisa, então por que o destino da sua viagem tem que ser igual ao de todo mundo? Se você não gosta de praia, o que raios ta indo fazer em Cancun?

As vezes você curte um turismo mais gastronômico, ou algo cheio de aventuras, ou quem sabe o que você quer é simplesmente relaxar e ficar de boa. Para cada uma dessas viagens há um destino diferente e isso deve ser levado em conta.

Eu amo lugares de natureza exuberante e de culturas muito fortes. Gosto de lugares com poucos monumentos, que simplesmente andar pela rua e observar a vida cotidiana já é um baita passeio, então por isso que acabo indo para lugares meio "diferentões" e amo isso.
Cachoeira na África do Sul

Pelo nível de  perrengue:


Achou que eu ia falar que quanto menos perrengue melhor? ACHOU ERRADO!

Eu quero é lugar difícil de chegar, comida difícil de engolir, infraestrutura precária, eu gosto é de passar 8 horas em uma van superlotada, sem comida e com apenas uma parada pro banheiro (eita).

"A pronto, ficou doida a menina". Pois saiba que é tudo muito bem pensado. O que acontece é que eu quero viajar minha vida todinha, até bem velhinha se o universo me permitir chegar lá, e existem alguns lugares que exigem um bocado mais de saúde e disposição para ir.

Enquanto ainda aguento, sou forte e com padrões de vida baixos (rsrs) eu vou para os lugares cheios de perrengue. Os outros ficam pra Luiza do futuro, e sei que ela vai amar.

Pelo Clima:

Coloquei esse item aqui só para falar que detesto mochilar no frio mesmo. Próximo!
Trancoso

Por inspiração:


Revistas, guias, instagram de viagens, outros viajantes, tudo vira inspiração quando o assunto é viagem. Conversar e pesquisar sobre viagens abre nossos horizontes e nos apresenta lugares que nem sabíamos que existiam.

Eu decidi que iria para Tailândia literalmente logo depois de conversar com um finlandês, que me contou em vinte minutos como o país mudou a vida dele. Eu nunca pensei que iria para Tailândia (ainda tinha pouca gente indo), mas acabou sendo uma das melhores viagens da minha vida.

Gente que viaja tem tanta ideia boa, sério, é só perguntar.

Por um sonho:

Agora, se estamos falando de sonho, não tem dinheiro, clima, perrengue que importe. Sonho é sonho, meusamô, e é isso que importa. É seu sonho conhecer Machu Picchu? Pois é para lá que você vai! Tem nem o que discutir, bora trabalhar pra conquistar isso.

Não tem sensação mais maravilhosa que ver seu sonho, aquilo que você só ver por fotos e vídeos, se materializar na sua frente, e eu quero muito que todo mundo experimentar isso pelo menos uma vez na vida.

Minha próxima viagem é um sonho antigo meu, de 2014 mais precisamente, e ver a sua realização vai ser simplesmente maravilhoso!

Pelo acaso:

Por fim, as vezes a vida simplesmente nos presenteia com pequenas grandes surpresas, que dão rumo para uma viagem inteira. Só nos cabe dizer sim para os imprevistos.

Aquela amiga que foi morar fora, aquela turma que te chama pra entrar no roteiro, aquela super promoção de passagem, por que não? As vezes você nunca pensou em ir para aquele lugar, mas só precisava de um empurrãozinho do acaso. Então meuamô, bora dizer sim e VIAJAR!
Do alto do Pico da Bandeira