Passo a Passo: Como Planejo Minhas Viagens?


"Como você planeja suas viagens? Contrata agência, ou organiza tudo sozinha?"

Essa é uma das perguntas que mais me fazem quando me perguntam sobre minhas viagens e a resposta é sempre a mesma "faço tudo sozinha". Eu posso até contratar passeios guiados ou tours específicos em alguma cidade da viagem, mas o processo todo da viagem é organizado, planejado e executado por mim.

Isso me faz ter mais controle sobre a viagem, já que eu escolho tudo que vou fazer, e me faz economizar ainda mais, já que não preciso contratar ninguém e faço todas as pesquisas de preços.

Acontece que muita gente tem dificuldade em organizar viagens, não sabem por onde começar, ou tem dúvidas do que precisa fazer para dar certo, ou simplesmente não pensam que planejar uma viagem independente é uma opção.

Eu simplesmente AMO planejar minhas viagens. Pra mim a diversão começa desde a primeira pesquisa. Amo descobrir novos lugares, ler sobre diferentes destinos, pesquisar sobre a história do lugar, escolher hostels, arrumar a mala, tudo que envolve a viagem. Afinal de contas, o caminho é tão maravilhoso quanto o destino.

Sendo assim, decidi dividir com vocês o meu processo de planejamento de um mochilão (ou qualquer outro estilo de viagem). Esses são os passos que eu adoto desde sempre para uma mochilada de sucesso, mas cabe a cada um saber o que funciona para si, claro.

A ordem desses passos pode variar um pouco de acordo com a viagem ou seu momento de vida. Por exemplo, se eu sei exatamente quando tiro férias, o primeiro passo já foi dado, que é decidir a data da viagem. Ou ainda, se eu sei exatamente quanto posso gastar, o primeiro passo foi definir o orçamento. Mas no geral, essa é a ordem que realizo meu planejamento.
Na verdade eu não queria precisar de tanto planejamento, queria comprar uma passagem colocar a mochila nas costas e sair sem rumo, mas a mochileira CLT aqui tem dias muito bem definidos (e escassos) de férias, então todo o planejamento é essencial para aproveitar melhor o pouco tempo e dinheiro que tenho.

Eu estou com viagem marcada para março desse ano e estou justamente na fase de planejamento, já que tenho apenas a passagem comprada. Sendo assim, vou aproveitar o momento e, a cada semana, explorar de forma detalhada cada um dos passos abaixo em novos posts, simultaneamente ao meu próprio planejamento, ou seja, vamos organizar essa viagem juntos! Bora comigo?

Então vamos lá, aqui está meu passo a passo de como planejo minhas viagens:

1. Escolher o destino
Primeiro passo é escolher qual a cidade ou país de destino. A partir daí a viagem começa a tomar forma de verdade. Mais sobre isso aqui.

2. Decidir uma companhia
Ou a falta dela. Você pode querer viajar sozinho, como escrevi no post anterior, ou com companhia.

3. Definir o orçamento e começar a juntar o dinheiro
Qual seu estilo de viagem? Econômico, confortável ou luxo? Quanto você pode juntar até lá? Qual o gasto médio em uma viagem para o destino escolhido? Eu já dei algumas dicas de como junto dinheiro para viajar aqui e aqui. Importante ter uma noção de gastos para não tomar sustos depois, e falo mais sobre organizar orçamento aqui.

4. Determinar a data e quanto tempo viajar
Aqui você precisa saber quantos dias poderá viajar e quantos dias são necessários para o destino escolhido. Não adianta querer passar 5 dias na Tailândia já que só o deslocamento de avião já consome mais da metade dos seus dias.

5. Comprar passagem
Só depois de definidas as datas e os valores que poderá gastar, é hora de comprar a passagem. Esse é o ponto que mais tenho dificuldade. Olha como eu faço isso nesse link.

6. Providenciar documentos importantes
Pesquise se, para viajar para aquele lugar, é necessário algum visto, vacina, ou algum outro documento específico para entrada.


7. Definir o roteiro
Hora de pensar nas cidades que irá visitar, nas atrações que quer ver, o tempo necessário em cada lugar, restaurantes que quer ir, etc. Essa é a minha parte favorita! Mais sobre isso aqui.

8. Planejar tempo deslocamento e definir os meios de transporte
Caso decida ir para mais cidades, essa é a hora de definir como você irá fazer isso. Será por meio de avião? Trem? Alugar carros? E quanto tempo isso vai te tomar? Se for o caso, essa também é a hora de reservar os devidos transportes.

9. Encontrar hospedagem
Agora que você já sabe para onde vai em cada dia, chegou a hora de definir onde ficar, onde se hospedar no seu destino e reservar os hoteis/hostels/apartamentos etc. Mais sobre isso aqui.

10. Contratar seguro de viagem
Aquela coisa que compramos para não usar. Pode parecer perda de dinheiro, mas só até você precisar e perceber sua importância. No post específico sobre esse passo, vou contar a minha experiência quando precisei acionar um seguro no meio do deserto.

11. Comprar moeda
Se for para fora do país, nossa senhora do dólar alto que nos ajude, não é mesmo?

12. Arrumar a mala
Isso quer dizer que a viagem já está chegando!! Oba! Saber o que levar faz toda a diferença, te poupa dinheiro e dor de cabeça.

13. Se organizar no dia da viagem
Até no dia da viagem tem coisa para planejar. Precisamos conferir tudo que fizemos até o embarque para que a viagem saia como planejado.

Outras práticas para uma mochilada de sucesso:
Faça cópia da todos os seus documentos;
Leve seu dinheiro em uma doleira com você, debaixo das roupas;
Leve uma caneta e uma caderneta. Você vai precisar quando menos esperar;
Curta muito!!

Como já disse, nos próximos posts iremos explorar cada um desses passos juntos.
Então, bora viajar?