Como reservar hospedagem barata pela internet


 Uma dúvida muito recorrente, e um ponto muito importante na hora de planejar uma viagem, é escolher um lugar para ficar. Você definitivamente precisa levar esse assunto a sério, uma vez que a escolha do lugar para ficar irá impactar na sua experiência de viagem e no seu orçamento de maneira significativa.

Nesse momento você já deve saber exatamente qual seu tipo de viagem, qual estilo de viajante você é, quais suas prioridades, o que você faz questão ou o que não aceita de jeito nenhum em uma viagem. Você consegue ficar em um quarto compartilhado? Precisa de um banheiro só para você? Faz questão de café da manhã? Cada um gosta de uma coisa, e como essa é a SUA viagem, então é importante prestar atenção nas coisas que te deixam feliz.

A minha prioridade sempre foi ter uma viagem segura e barata, nunca me importei com qualquer tipo de luxo, mas faço questão de ficar hospedada em um local que me passe muita segurança, já que muitas vezes viajo para cidades meio perigosas. Fora isso, não preciso de muita coisa e não tenho problema algum em ficar em um quarto com mais 15 pessoas e um banheiro único para o albergue inteiro.

Na hora de escolher onde ficar, o primeiro passo deve sempre ser descobrir a melhor região para se hospedar, localização é TUDO. Vai por mim, não adianta muito achar um hotel super barato, mas super longe de tudo, só vai fazer você gastar fortunas com deslocamento por aí.

Escolher uma boa região para se hospedar é tão ou mais importante do que escolher a hospedagem em si. Pesquise onde ficam as atrações, os melhores restaurantes, onde ficam as estações de trem ou metro, se é fácil ir para e de onde você vai ficar, enfim, encontre um local que vai ajudar, e não atrapalhar, sua viagem.
Hostel diferentão em Telaviv
Outro ponto de atenção é que não existe uma antecedência mínima para reservar um albergue ou hotel, na verdade já fiz viagens que cheguei na cidade sem ter um lugar definido para ficar e procurei na hora, mas isso não funciona quando se viaja na alta temporada.

Fique atento se você está indo para um lugar que fica muito lotado em determinada época, isso faz com que os preços subam e as vagas esgotem.

Nesse momento, também, é legal saber quanto em média você está disposto a gastar. Lembra que falamos sobre definir um orçamento de viagem? Nessa hora você já terá uma ideia de quanto poderá gastar por diária para não sair gastando mais que pode, então é bom que suas pesquisas respeitem esse limite.

Definido o tipo de viajante que você é, quanto pode gastar e a melhor localização, é hora de colocar a mão na massa!
As vezes a gente se mete em furadas
E as vezes da umas sortes

1. Encontre o site para o seu tipo de hospedagem

Existem centenas de sites de reserva por aí, e diversas maneiras de hospedagem. Você pode querer fazer um couchsurf, onde você "aluga o sofá" na casa de um local sem pagar nada por isso ou você pode trocar trabalho por hospedagem em um albergue, como pelo WorldPackers, mas aqui vamos falar apenas sobre reservar albergues, hotéis ou apartamentos alugados, que são as maneiras que eu utilizo quando viajo e sei falar melhor sobre.

O melhor site que encontrei para fazer reservas de apartamentos é o Airbnb, para albergues gosto muito do HostelWorld e o Booking, o Booking é incrível para hotéis e pousadas também.

Aí você me pergunta: "Pra quem quer economizar a melhor opção é sempre um albergue/hostel, certo?" e a resposta é: nem sempre.

Dependendo da cidade, podem haver poucas opções de albergues e uma cama em quarto compartilhado pode sair até mais cara que um quarto de hotel. Ainda, se você estiver viajando com mais pessoas, alugar um apartamento pode ser uma maneira muito boa para economizar, já que o valor da diária será dividido entre os viajantes. Isso vai depender de cada caso e é sempre bom avaliar todas as possibilidades na hora de escolher sua hospedagem.

Eu particularmente gosto da experiência de hostel, de conhecer novas pessoas e trocar figurinhas com outros viajantes, então na maioria das vezes essa é a minha escolha, mas nada me impede de reservar um hotel ou um apê se o valor for inferior.
Hostel na Cidade do Panamá

2. Use e abuse dos filtros

Independente de qual desses sites você escolher, todos tem a função de filtrar a sua busca.

As vezes ao procurarmos hotéis na internet podemos ficar perdidos com tantas opções e acabamos deixando passar ótimas hospedagens porque sequer as vimos em nossa busca. As vezes perdemos tempo vendo um mundo de opções que nem queríamos e não achamos o que queríamos. Nesse momento é importante filtrar sua pesquisa e escolher apenas entre os lugares que realmente fazem sentido pra você.

O que eu faço é o seguinte: Primeiro, seleciono lugares com nota de 7 para cima. Na minha experiência, notas inferiores a isso podem representar uma grande furada e me deixa mais tranquila saber que vou achar um lugar minimamente decente.

Depois seleciono a localização e filtro apenas lugares próximos de onde quero ficar. Nessa hora, também, você pode colocar as coisas que faz questão, como quarto particular, café da manhã, piscina, lugar que aceita pets, ou qualquer outra coisa que você ache essencial.

Eu uso apenas o filtro das avaliações e da localização, depois classifico as opções a partir do mais barato (sim! pobrinha) e começo minha pesquisa a partir daí. Assim encontrarei as hospedagens mais baratas, mas que são bem localizadas e bem avaliadas, evitando uma grande furada.
Airbnb em Joanesburgo

3. Atenção às avaliações!

Ler as avaliações de um lugar é a maneira mais garantida de não entrar em uma furada. É vendo a experiência de outros viajantes que alinho minhas expectativas e sei o que me espera naquele lugar.

Nesse caso, boas avaliações contam muito mais do que a quantidade de estrelas de um hotel. É bacana, também, checar as avaliações do lugar no TripAdvisor, um site especializado em avaliações, e por ver mais fotos do lugar para ajudar na escolha, uma vez que nos sites de reservas as fotos são colocadas pelos próprios proprietários do lugar e no TripAdvisor os hospedes também colocam fotos para mostrar a realidade.

4. Batendo o martelo.

Encontrou sua hospedagem perfeita? Bora fechar o negócio!

Aqui você pode realizar a reserva online mesmo, através de um cartão de crédito e da plataforma do site. Nesse caso é necessário se atentar às possíveis taxas a serem cobradas, se informar se haverá cobrança imediata ou se você terá que pagar todo o valor no momento do check in e guardar o comprovante de reserva para apresentar no hotel.

Outra opção, também, é entrar em contato direto com a hospedagem. Nesse caso não há a segurança do site intermediador, mas você poderá conseguir bom descontos já que a comissão e a taxa do site não serão cobradas.
A vantagem de alugar um apê é se sentir em casa

Dica bônus para o Booking.com:

Caso você opte por reservar sua hospedagem pelo Booking, a plataforma te dá uma baita possibilidade de economia: caso você realize 2 reservas pelo site em um ano, você se torna um usuário Genius, o que te dá direito a 10% de desconto em reservas selecionadas. Se você reservar 5 hospedagens em 2 anos, você passa a ter direito a upgrades, vantagens e um desconto maior de 15% em reservas selecionadas. A melhor parte é que, uma vez adquirido o Genius, o benefício permanece para sempre na sua conta, independente da quantidade de reservas que você fará nos próximos anos.

Ainda no booking, tem o pulo duplo do gato, você pode usar o Meliuz e ter cashback!

Não sabe o que é o Meliuz ainda? Tá perdendo dinheiro!

É uma plataforma que, em sites selecionados, te dá uma parte do seu dinheiro de volta quando você compra ou contrata um serviço pela internet, e o Booking é um desses sites.

É só entrar no site da Meliuz, procurar pelo Booking e entrar no site pela Meliuz. Pronto, sua reserva vai gerar um dinheirinho massa de volta!

Não basta ter o desconto do Genius, você ainda tem cashback! Sou ou não sou uma fada? Entrando por esse link você ainda ganha 5 conto pra comprar um pastel (ou qualquer outra coisa, se você não gostar de pastel).

E aí? Te ajudei a desvendar o maravilhoso mundo da hospedagem? Espero que tenha ajudado pelo menos um pouco, mas se tiver alguma dúvida corre lá no Instagram que eu te salvo.

E a minha viagem está cada vez mais perto! Não vejo a hora de contar tudo pra vocês!