Dicas para Comprar Passagens Aéreas Mais Baratas

Ai, gente, eu sei, demorei demais pra fazer esse post.

Era pra ter saído fim de semana passado, mas, gente, tenho até vergonha de falar sobre esse assunto.

Sabe aquelas pessoas que sabem os paranauê todos pra comprar passagem? Praticamente um trader das tarifas aéreas, que sabe a hora que a passagem está mais barata, ou o período melhor pra comprar e etc? Ou aquela pessoa, incrível, que só viaja com umas super promoções, pagando 20 reais pra ir pra Europa (rsrs). E aquela outra que é a maga das milhas?

Então, eu nunca fui nenhuma dessas pessoas. Queria ser? Queria muito. Queria encher esse post de manhas e segredinhos, mas, mesmo viajando há anos, eu ainda não consegui dominar totalmente a arte de comprar passagens super baratas.

Já falei isso antes aqui, mas as passagens aéreas acabam tomando uma boa parte do meu orçamento de viagem, mas por sorte eu sei economizar de outras maneiras durante a viagem, então acaba ficando elas por elas.

“Ai, Luiza, pra que você me fez entrar aqui então? Se você tá me falando que não sabe nada?”

Calma meuamô, não é bem assim. Eu só disse que não sou uma mestra super ninja das passagens, mas ainda sim tenho uma certa habilidade para encontrar preços justos, pelo menos.

Eu poderia simplesmente reproduzir as informações que encontramos na internet, esses macetes que muitos blogs compartilham por aí, mas a verdade é que nenhuma dica milagrosa já resolveu pra mim. O que resolve sempre é questão de muita pesquisa e uma pitadinha de sorte.

Sou só uma pessoa comum, dando dicas simples, para outras pessoas comuns.

Então, aqui estão sete (amo esse número) dicas que eu uso, e funcionam para mim, para comprar passagens aéreas:

1. Pesquise, pesquise, pesquise


Será que eu escrevi algum post sobre planejamento de viagens sem te mandar pesquisar muito? Pois lá vai de novo: PESQUISE.

Compare preços, vá em vários sites de passagem, olhe agências de viagem, pergunte a outros viajantes. Toda informação é importante para saber se você está pagando um preço justo na sua passagem. Quanto mais você pesquisa, mais você economiza.
Maranhão
2. Use e abuse dos mega buscadores

Existem sites que são verdadeiras máquinas de busca, que pesquisam na maioria dos sites de viagem os melhores preços de passagem, inclusive levando em consideração os sites que vendem milhas.

Esse sites fazem uma verdadeira varredura dos preços de passagens em diversas plataformas e te entregam a informação de mão beijada para você fazer a sua compra.

O que eu mais uso é o Skyscanner e ainda não encontrei um que me ajudasse tanto quanto ele. Nesse site, ainda, você tem a opção de simular preço para o mês todo, para encontrar o dia mais barato, ou pesquisar sem destino definido, para que o buscador te dê uma ideia dos lugares mais baratos para ir na data que você precisa.

3. Viaje fora de temporada

Eu sei que isso nem sempre é possível para muitas pessoas, principalmente as que estudam, ou tem filhos que vão para escola, mas é um fato que as passagens ficam bem mais baratas fora de temporada (e não só as passagens!)

4. Tenha datas flexíveis

Também não é sempre que dá, né? Por exemplo, euzinha aqui tenho dias muito bem definidos de férias e não posso inventar muita firula, mas é sempre bom simular um dia antes ou depois da data pretendida para ver se o preço muda, e costuma mudar muito!

Simule várias datas diferentes até encontrar a mais em conta pra você.

5. Aproveite promoções!

Vocês sabiam que existem sites e aplicativos exclusivos para te informar sobre promoções baphonicas? Pois tem, e são maravilhosos! Essas plataformas vasculham a internet procurando preços bem abaixo do normal e informam aos usuários, diariamente, sobre essas promoções. Dá pra encontrar ofertas realmente imperdíveis.

Eu tenho dois instalados no meu celular, o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos e ambos ajudam demais!
Me jogando em Machu Picchu
6. Seja a louca das escalas!

Não tenha medo de pensar fora da caixinha!

Olha esse exemplo aqui: Imagine que você está querendo ir de Belo Horizonte para Recife e os buscadores estão indicando que a escala será em São Paulo.

Nessa hora você pode fazer alguns testes: veja se fica mais barato comprar a passagem de BH/SP separada da passagem SP/REC. Veja, ainda, se a sua escala for em Brasília, por exemplo, o preço sai mais barato.

Outro exemplo, e esse é um exemplo real que aconteceu comigo:

Em 2015 meu objetivo principal era ir para a Tailândia. A grana era muito curta e eu estava viajando na altíssima temporada, de maneira que não encontrava passagens inferiores a 5 mil reais.

Diante disto comecei a simular passagens para vários destinos na região leste e sudeste da Ásia, até que descobri uma passagem para a Xangai por3 mil reais. 

Simulando mais um pouco, descobri que se eu passasse por Hong Kong ao invés de ir direto para a Tailândia e depois voltasse pela Malásia, a passagem que estava pra lá de 5 mil, agora sairia por menos de 4 mil. Ou seja, só de simular passagens, economizei mais de mil reais e ainda conheci 2 novos países!


O que eu quero te dizer aqui é para você não ter medo de fazer testes, simular trechos diferentes e estar aberta para novas possibilidades.

E pensar que eu só conheço a China porque queria uma passagem mais barata
7. Pesquise mais um pouco.

Só para você não esquecer.

Mudei sua vida? Muito provavelmente não, mas acredito que contribuí pelo menos um pouco para tomar coragem, né? Pelo menos agora você sabe por onde começar.

Lembrando que esse post é mais um da série do passo a passo de como eu planejo as minhas viagens, então tem muita coisa boa vindo ai!

Então, bora perder esse medo, tá na hora de tirar a sua viagem do papel!
Se joga!