Quero viajar e não tenho companhia, e agora?

Gopro no chão, controlando pelo celular

Há alguns meses eu perguntei no meu Instagram qual era o principal motivo que impedia as pessoas de viajar.  Os principais problemas apontados foram: Falta de dinheiro e falta de companhia.

Eu escrevi sobre dinheiro há alguns posts atrás, e hoje venho falar um pouco sobre viajar sozinha.

Olha migos, eu não sei se sou a melhor pessoa para conversar sobre isso, minha experiência viajando sozinha não é tão vasta como eu gostaria. É que eu vivo uma situação quase que contrária: tenho mais companhia pra viajar do que dias de férias. Tenho a imensa sorte de ser rodeada de pessoas que amam viajar para os mesmos lugares que eu, olha que beleza!

Tive poucas e pontuais experiências, mas mesmo assim gostaria muito de ajudar, ou, quem sabe, até mesmo inspirar, quem morre de vontade de ganhar esse mundão, mas está apenas esperando a companhia certa.

Você não precisa ir para o outro lado do mundo, as vezes você só quer um fim de semana na cidade vizinha, mas tô aqui pra te contar que a companhia certa é, e sempre será, você mesmo!

Então aqui vão algumas das preocupações que dividem comigo, e as lições que aprendi ao longo do tempo:

1. É perigoso? (principalmente para mulheres)

Spoiler: é perigoso ser mulher em qualquer lugar do mundo. Claro que existem lugares piores que outros e muitas vezes você pode estar mais insegura na sua própria cidade do que em outro país, afinal, o Brasil não é para amadores.

Fato é que ser mulher nesse mundo, infelizmente, nos exige muita cautela em certas situações.

Você estará mais vulnerável sozinha? Provavelmente sim, mas acompanhada você também não está 100% segura. Sozinha ou acompanhada, sempre tento me atentar para os locais que posso andar sozinha, evito sair na rua de noite, enfim, cuidados que temos aqui no Brasil também, sabe?

Nesses casos, se informe bem sobre o lugar de destino e esteja sempre atento. Atenção nunca é demais, mas é importante manter em mente que o medo deve existir para te alertar, nunca para pautar suas decisões e te impedir de realizar sonhos.
Selfie, a melhor amiga do viajante solo

2. E o que as outras pessoas vão pensar?


Sim! Essa é uma preocupação real!

Andamos tão preocupados com a impressão que passamos para outras pessoas que acabamos deixando de viver experiências maravilhosas por pura timidez ou por medo do que outras pessoas vão pensar da gente. Mas posso contar a melhor parte de viajar sozinho? NINGUÉM TE CONHECE!

Isso mesmo! Se você quiser, você nunca mais vai ver nenhuma das pessoas que cruza o seu caminho em uma viagem. Não importa o que você faz ou deixa de fazer, não importa o que o outro pensa de você, você está sozinho e a única opinião que importa é a sua! Não é uma delícia?

3. Quem vai tirar minhas fotos?

Acredite ou não, mas essa era uma preocupação real minha. Não por querer ser a profissional da blogueiragem, mas simplesmente por amar registrar tudo de todas as maneiras possíveis.

Nesse caso, a boa e velha selfie come solta, o modo temporizador do celular também pode ser um aliado importante e a função de controlar a GoPro pelo celular também é muito usada por mim.

Ainda dá pra pedir pra pessoas na rua tirarem fotos, lembra que ninguém te conhece? Então deixe essa timidez de lado e chame aquela menina simpática para tirar uma foto bem linda sua.

Uma tática que uso é achar um casal apaixonado ou uma turma animada que está lutando para tirar uma foto de todos juntos e me ofereço para bater a foto para eles. O obrigado quase sempre vem acompanhado de uma oferta de foto minha também e ainda posso conhecer um novo amigo.

Ah, e todas as fotos desse post foram tiradas por mim mesma!
Com o famigerado pau de selfie


4. Mas eu não sei falar outra língua.

Acho que essa é uma preocupação até para quem viaja acompanhado, não é?

Primeiro, você tem que lembrar que ser um viajante não significa sair do país. Temos a sorte e a honra de viver em um dos países mais ricos em cultura e mais lindos do mundo! Tem muito para ver por aqui!

Mas se seu objetivo é viajar para fora, existem países que tem a língua portuguesa como principal, e nós brasileiros nos viramos super bem em países que falam espanhol.

Além disso, a depender da estrutura para o turismo do país, dá pra viajar sem maiores problemas mesmo sem falar a língua do lugar.

Apesar de falar bem inglês, já fui para lugares que as pessoas não falavam nem Hello e deu tudo certo. Confia e vai!

5. E o tédio?

Vou te fazer uma pergunta, e quero que você responda com sinceridade: Qual foi a última vez que você fez exatamente o que tinha vontade durante um dia inteiro? A última vez que não se preocupou com horário, com a vontade de outra pessoa ou com algum compromisso?

E se eu te contar que viajar sozinho pode ser assim a todo momento? Se você quiser passar 2 horas tirando foto de uma árvore, você pode! Se quiser comer naquele restaurante de comida que só você gosta, você pode! Se quiser andar por horas sem rumo, você pode!

Viajar sozinho é fazer exatamente o que VOCÊ quer fazer, 24 horas por dia. Isso não tem como ficar chato!
Gopro apoiada na muretinha

6. Mas eu simplesmente não gosto de ficar sozinho!

Uma coisa é fato: quem viaja nunca está só. As pessoas simplesmente te abraçam e querem te acolher, vá por mim.

Escolha um hostel bacana, se quiser até um party hostel, e esteja aberto para todas as pessoas que cruzarem seu caminho. Confie em mim, se você quiser, não ficará sozinho.

Pessoas que viajam querem conhecer além de paisagens, querem ver mais que monumentos. Viajantes querem ver e conhecer pessoas, e você conhecerá tanta gente que jamais conheceria se estivesse acompanhado, então aproveite!

Por fim, para uma viagem solo de sucesso, aqui vão algumas dicas adicionais:

Viagem leve – Você estará sozinho e sem ajuda para carregar sua bagagem;

Fique em um hostel – o objetivo desses lugares não é só economizar, é aproximar pessoas;

Pesquise e se informe – um viajante bem informado vai mais longe;

Saia para correr/caminhar – Já falei sobre isso no post anterior, mas use suas pernas como meio de transporte para conhecer os lugares de um jeito diferente;

Leve um livro – Para os (raros) momentos de solidão;

E por fim, o mais importante:

Aproveite a liberdade de ser quem você é!

Temporizador salvando fotos