Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda e Caraíva - Dicas Imperdíveis


No meu Instagram @lugaresquenuncasonhrei tenho pedido aos meus amigos queridos que estão espalhados por esse Brasil para enviarem suas dicas de viagem das suas cidades, mas a Milla não se contentou com apenas algumas dicas e escreveu O MELHOR ROTEIRO de Porto Seguro e região que eu já vi.

Acho que já sei meu próximo destino depois que a gente puder voltar a viajar, e você?

Vem cá ver esse relato lindo!

"Meu nome é Milla e fui criada nessa cidade maravilhosa chamada Porto Seguro! Apesar de ter ido morar fora aos 17, meus pais ainda moram aqui e nunca largo meu cantinho. 

Muitos não sabem, mas Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva são distritos de Porto, e não cidades, por isso vou tentar falar um pouco de todos esses cantinhos ♡ 


ONDE FICAR: Falou em Porto Seguro a primeira coisa que a gente lembra é festa e praia! Por isso a melhor opção é se hospedar na Orla, perto do Axé Moi. Pra quem gosta de mais tranquilidade, melhor se hospedar em Arraial D’ajuda ! Existem muitas pousadas deliciosas a beira mar, que não consigo nem citar nomes, além de ter hostels muito bem avaliados como o Arraial D’ajuda Hostel.
Pra quem quer um pouquinho mais de luxo e conforto, existem resorts em arraial e Trancoso, como o club med.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS: Porto Seguro foi o local onde os portugueses chegaram ao Brasil, por isso seu principal ponto turístico é o centro histórico. Cheio de casas da época da colonização, museus e uma vista para o mar maravilhosa. Na orla temos o memorial do descobrimento, onde existe uma réplica de uma das embarcações que chegou ao Brasil.
Arraial D’ajuda comece sua visita pela igrejinha, que tem uma vista maravilhosa ao fundo, e onde todo mundo tira a foto com as fitinhas do Bonfim. Ande pela Broadway até a pracinha dos hippies e depois caminhe no Mucugê, ruas com casinhas históricas e lojinhas de lembrancinhas bem baianas! 
Em Trancoso a principal atração é o quadrado! Cheio de casinhas coloridas, que são restaurantes e lojas , luzinhas aconchegantes, uma igrejinha linda com uma vista para o mar maravilhosa ao fundo!
Caraíva é uma atração turística por si só. Por ser um vilarejo pequeno, você consegue andar bastante pelas ruas, porém não esqueça de visitar a igrejinha e claro, o encontro do rio com o mar.

ONDE COMER: Acho que Porto é o lugar com mais opções de restaurantes maravilhosos que já vi na vida. Existe opções para todos os gostos e é muito difícil selecionar só alguns! Vou tentar citar por tipo de prato. Se você quer comer uma boa comida baiana, temos o Gallo como uma ótima opção para fim de tarde. Situado na beira rio, onde os pescadores chegam após a pesca, é o ponto ideal para experimentar caranguejo e guaiamum, além de um por do sol magnífico no rio.  O rabanete é uma ótima opção de self service e tem em Porto, Arraial e Trancoso. O restaurante colher de pau é uma ótima opção de restaurante a la carte. Se você gostar de comida japonesa não deixe de ir no Natsuki, em Porto Seguro. É de longe o melhor japonês que já comi em toda minha vida! O melhor hambúrguer da cidade é o da Hatuey, na passarela do álcool! Se você vem pra Bahia mas não quer desapegar de uma comidinha mineira, o fornalha é uma ótima opção. Outro restaurante de comidas diversas que vale a pena ir, porém com um preço mais elevado, é o Bistrô d’Oliveira, em arraial. Não deixe de tomar um açaí com cupuaçu no point açaí, fazer um Brunch no Café da Santa, na praça da igreja em arraial e comer uma coxinha no algo mais, em Porto. Ahh quase esquecia da sobremesa! Sorvete do coelhinho é praticamente patrimônio histórico e cultural da cidade! Não deixem de experimentar 😋

NÃO PODE IR EMBORA SEM PROVAR: Acarajé da Jaque é com certeza o que não da pra ir embora sem comer! Ela fica na avenida dos navegantes, perto do Natsuki, e qualquer um que você perguntar vai saber te indicar o lugar certo.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS: O parque marinho recife de fora, terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil, é sem dúvida um dos passeios mais lindos a se fazer. As escunas saem cedinho e chegando ao parque você pode mergulhar de snorkel, ver muitos peixes, tartarugas e corais! 
Não deixe de ir nas praia de pitinga em arraial e também na praia do espelho. Se você curte uma aventura, você pode ir no parque aquático do arraial D’ajuda ! 

ONDE SAIR A NOITE: Porto Seguro é a terra do axé e da alegria! A noite a passarela do álcool se enche de barraquinhas de lembrancinhas e bebidas ! Cê não vai deixar de tomar pelo menos um capeta ou uma nevada, né? Arraial é meu lugar favorito de sair a noite. A rua do Mucugê é uma charmosa rua lotada de restaurantes, bares e lojas. Normalmente a noite é proibido a passagem de carros então a rua vira uma grande passarela de pedestres, maravilhosa pra andar e entrar em todas as lojas possíveis. Mais tarde, quando as lojas se fecham, o beco das cores vira festa! Sempre com uma bandinha ao vivo tocando. NÃO ESQUEÇAM de tomar uma cachacinha na Axé Cachaçaria, bar com cachaça de todos os sabores que você pode imaginar! Depois que a música acaba no beco, vá ao Morocha ! Lá a festa praticamente não tem hora pra acabar.
Em Caraíva não perca um forró no Forró do ouriço.


UMA JOIA ESCONDIDA: Caraíva é com certeza a joia (agora não mais) escondida daqui. Lugar que se chega de canoa e o único meio de transporte “motorizado” é a carroça. As ruas são todas de areia e não existe iluminação pública, o que torna Caraíva o céu mais estrelado que você vai ver na sua vida ! Super aconchegante e de uma paz incomparável, é o lugar certo para quem quer um pouco descanso. Pegue uma bóia e desça o rio até o encontro com mar! Mas atenção: ultimamente como muitos artistas estão divulgando, tente ir fora de temporada, pois o vilarejo não está suportando a quantidade de turistas nas férias.

CIDADES VIZINHAS: Como se não fosse suficiente tudo que Porto tem a oferecer, existem cidades maravilhosas pertinho, que da pra ir inclusive de ônibus circular. Seguindo para o lado oposto de Arraial D’ajuda, temos Santa Cruz Cabrália, Santo André, Belmonte, Guaiú... todas cidades com um mar maravilhoso e cada uma mais tranquila que a outra, super dica pra quem quer fugir de multidões e lugares famosinhos."