Roteiro Completo - África do Sul e Moçambique


Meus destinos de viagem nunca são lugares que sempre sonhei visitar, não sei porque, mas as ideias simplesmente aparecem e eu sigo com elas, mesmo decidindo no momento de comprar a passagem que é pra lá que eu irei mesmo.

Dessa vez não foi diferente, na verdade nosso destino não apenas foi um lugar que nunca imaginamos que iríamos, como era um dos países que estávamos evitando ir por agora.

Explico; eu pretendo viajar pelo resto da minha vida, e por mais que eu ache incrível ir para Europa, Austrália, Estados Unidos e outros lugares mais bem estruturados e preparados para o turismo, eu prefiro deixar isso para mais tarde na minha vida. Agora eu gosto de aproveitar minha saúde e disposição para passar perrengues pra conhecer lugares que a vovó Luiza não aguentaria ir, ou que eu não conseguiria ir em família, por exemplo. A Luiza de hoje ainda aguenta passar 10 horas dentro de uma van com apenas uma parada na estrada e passar um dia inteiro me alimentando de chocolates, mas isso não vai durar a vida toda.

Por esse motivo a África do Sul era um dos países que eu esperava conhecer mais tarde na vida. Apesar de nem todo mundo acreditar nisso, é um país bem desenvolvido e de infraestrutura muito boa para viajantes e por essa razão já está caindo nas graças dos brasileiros e se tornando um destino cada vez mais comum, mas eu não pensava em conhecê-lo por agora.

Acontece que eu, definitivamente, não controlo meus destinos de viagem.

Eu e Ana já estávamos com o radar ligado para fazer uma viagem em Fevereiro, não importava muito o lugar, mas queríamos ir pra África Subsahariana, já que ainda não conhecíamos e seria bem diferente do que tínhamos visto nos últimos mochilões.

Apesar de abertas para qualquer destino, a ideia principal era ir para Zâmbia e Zimbábue conhecer as Victorias Falls, de maneira que não pensamos duas vezes quando saiu uma passagem de 1700 reais para Johanesburgo saindo de BH. Não estaríamos longe do nosso destino ideal. Quando compramos as passagens, a Yandra topou se juntar ao nosso grupinho.

Acontece que com o passar do tempo fomos percebendo que, pelos poucos dias de viagem e pelo dinheiro que tínhamos (principalmente dinheiro), não ia dar para seguir com a nossa ideia principal e passamos a repensar o nosso roteiro.

De fato a coisa mais lógica a se fazer era ficar na África do Sul, mas a gente não queria fazer o roteiro batido que tanta gente já estava fazendo, além disso não fazia sentido pra gente atravessar o país para ir para Cape Town, já que era mais distante que o próprio Zimbábue.

Decidimos, portanto, permanecer no leste da África do Sul e nas pesquisas sobre o que fazer na região descobrimos duas verdadeiras joias africanas: a Rota Panorâmica e Moçambique e eu contarei sobre elas em um próximo post.

Bom, vamos ao que interessa? Nosso roteiro roteiro completo:

07.02 - Voo Confins - Guarulhos - Joanesburgo
08.02 - Joanesburgo
09.02 - Joanesburgo
10.02 - Joanesburgo
11.02 - Joanesburgo/Graskop
12.02 - Panorama Route
13.02 - Neilspruit/Marloth Park
14.02 - Kruger Park
15.02 - Marloth Park/Maputo
16.02 - Maputo
17.02 - Maputo
18.02 - Maputo/Tofo
19.02 - Tofo
20.02 - Tofo
21.02 - Tofo
22.02 - Tofo/Maputo/Joanesburgo
23.02 - Joanesburgo
24.02 - Joanesburgo/Luanda/Guarulhos/Confins

Em relação aos valores, a viagem saiu mais barata do que tínhamos planejado. O mais caro desse roteiro foram os Safaris, o tradicional no Kruger e o oceânico em Tofo e algumas hospedagens. Fora isso fizemos muita coisa de graça e os países são baratos no geral. Comer e se locomover é algo muito barato por lá, mas fazer compras é MUITO caro e tem pouca opção de hospedagem com um bom custo benefício.

África foi uma grande surpresa pra gente, e já estou com vontade de fazer tudo de novo.