O que fazer em Belém: 10 Dicas Imperdíveis Para Curtir a Capital Paraense


Se você me acompanha pelo instagram já deu pra perceber que eu AMO o Pará, não é?
E eu não sou a única! Não conheço uma pessoa que visitou esse estado de coração aberto e não se apaixonou.

E foi a sua capital, Belém, que me deu o cheque mate para amar o lugar para sempre.

A minha história com o Pará é antiga, em 2010 pai morou em Carajás, uma vila no meio de uma reserva da Floresta Amazônica. O lugar é realmente incrível e é emocionante estar no meio da floresta, mas as pessoas que moram por lá foram transferidas de várias partes do país e lá definitivamente não tem cara de Pará e tudo é em função da floresta. Meu pai voltou agora a morar em Carajás e visito o vilarejo sempre que possível.

No ano passado tive a oportunidade de finalmente conhecer Belém e quero dividir um pouquinho da experiência incrível que é essa cidade. Por que sim, mais que pontos turísticos, Belém é uma experiência que deve ser vista, comida, dançada, cheirada e VIVIDA.

Sem mais delongas, vamos às dicas do que fazer em Belém do Pará:

1. Comprar de tudo no mercado ver o peso
Alguém aí também é louco por mercadinhos e feiras? Porque essa é uma das minhas atividades favoritas pra fazer em qualquer lugar do mundo. E esse mercado é um prato cheio. É aqui que você vai encontrar as maiores castanhas do pará da vida, onde vai ver o trabalho que dá para tirar a castanha do fruto, vai descobrir a quantidade de frutas diferentes que o Pará tem, vai comprar artesanato e encontrar todo tipo de sabonete e óleo que você imaginar, até para pegar marido. É ou não um baita programa?
Você encontra de tudo no Ver o Peso

2. Tomar uma Amazon Beer na Estação das Docas
A Estação das Docas é um ponto icônico da cidade de Belém. Além da baita vista para Baía do Guajará, é um complexo com vários restaurantes e lojas locais. Vale o passeio acompanhado daquela cervejinha gelada pra aliviar o calor, que é forte na cidade.
Estação das Docas

3. Tomar sorvete Caiuru a qualquer hora do dia
Pensa em um sorvete bom, agora multiplica! Cairu é uma sorveteria sensacional que está espalhada por toda a cidade de Belém. Além dos tradicionais sabores de sorvete, você encontra sorvete de tapioca, bacuri, murici, castanha do Pará, cupuaçu e taperebá. Vale provar todos e se surpreender!

4. Curtir o pôr do sol, ao som de Carimbó, navegando pela orla de Belém.
Na estação das Docas são oferecidos diversos passeios de barco ao fim de cada dia, mas não vá pensando que esse é mais um pôr do sol no rio não! É uma viagem recheada de diversão, história e muita dança! Enquanto você flutua pelas águas, uma banda toca e dançarinos apresentam a infinidade de danças tradicionais paraenses, e o melhor, ainda podemos dançar junto com eles! Agora, se sua praia não é dançar, o barco ainda oferece comidas típicas e a cervejinha de lei. Se você já provou a Amazon Beer lá nas Docas, aproveite para tomar uma Cerpa gelada, uma das cervejas mais gostosas que já tomei.

5. Experimentar a comida paraense com um toque de sofisticação no Remanso do Bosque
A comida do Norte é uma atração por si só, mas a do Remanso do Bosque é um verdadeiro evento. Os donos do lugar, Thiago e Felipe Castanho, são reconhecidos internacionalmente por elevarem os ingredientes amazonenses aos patamares da alta gastronomia, sem perder o gostinho de aconchego da comida paraense. Além disso, os valores são super justos levando em conta o nível do restaurante e os pratos muito bem servidos, vale a visita.

Peixe no Remanso do Bosque

6. Se surpreender com os sabores paraenses
Pato no tucupi, maniçoba, açaí de verdade, TACACÁ (amor da minha vida), arroz paraense, bombom de cupuaçu, vatapá paraense, filé de filhote, tudo é tão maravilhoso que seria um pecado falar apenas de um prato. A comida paraense é uma viagem dentro da viagem e, pra mim, é uma das melhores do Brasil. Destaque para o jambu que deve estar no topo da sua lista de coisas para provar. Mesmo se você não curtir o sabor, vai curtir o jeito que ele “treme” na boca.

7. Alimentação dos animais no Mangal das Garças
Além de ser um parque ecológico que representa um pedaço importante de toda a riqueza natural da região, o lugar tem uma baita vista da cidade e muitas atividades pra experimentar. Uma das atividades mais legais é ver a alimentação dos animais que acontece diariamente às 10h e 16h. O voo das garças depois da comida é a coisa mais linda!
Garças do Mangal

8. Visitar a produção de chocolate na Ilha do Combu
A apenas alguns minutos de barco você deixa o agito de Belém para navegar pelos igarapés amazônicos da Ilha do Combu. O passeio entre as casinhas de palafitas já vale por si só, mas em uma dessas casas fica a “Filha do Combu”. Dona Nena produz suas delícias há anos e apresenta o seu trabalho com muito orgulho para os visitantes e, claro, quem não gosta de chocolate? O prestígio da Dona Nena é tanto que enquanto estávamos lá nada menos que Thiago Castanho, o dono do Remanso do Bosque, chegou para fazer suas compras. Tá bom ou quer mais?
Tietando Thiago Castanho e Dona Nena

9. Comer Peixe com Açaí na Saudosa Maloca
Aproveite a visita à Ilha do Combu para almoçar no Saudosa Maloca. Restaurante super tradicional à beira do rio. Para quem quiser provar o jeito tradicional de comer açaí, com peixe e farinha, é uma boa oportunidade.
Açai com peixe


10. Um banho de história na Praça Frei Brandão
Visite o Forte do Presépio, a Catedral de Belém e a Casa das Onze Janelas, tudo em um só lugar.

Bonus:
 Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Se você tiver a sorte de estar em Belém no segundo domingo de outubro, não deixe de ir ao Círio. Essa manifestação religiosa é o evento mais importante da cidade e movimenta mais de 2 milhões de pessoas. 

E aí? Tá esperando que para fazer as malas?